terça-feira, 4 de novembro de 2014

Exercícios físicos para pessoas idosas

O processo de envelhecimento provoca muitas alterações fisiológicas como: atrofia muscular progressiva, fraqueza funcional, descalcificação óssea, aumento da espessura da parede dos vasos, aumento nos níveis de gordura, diminuição da capacidade coordenativa, dentre outras.

Os exercícios físicos funcionam como recursos poderosos contra o envelhecimento do corpo e da mente. Quando regulares e bem planejados, contribuem significativamente para a estabilidade das articulações e da massa muscular; como também, minimizar o sofrimento psíquico dos idosos e, sobretudo, o envolvimento psicossocial, o reequilíbrio emocional e a elevação da autoestima, atuando de forma positiva na prevenção e tratamento de outros agravos comuns dessa população.      

É um forte aliado para prevenir quedas. Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é devido às anormalidades do equilíbrio e fraqueza muscular.

A melhor opção para pessoas idosas são as atividades em grupo, dentre elas, a dança. Ela facilita a integração e o fortalecimento de amizades; superação de limites físicos; ocupação do tempo em prol de si mesmo, livrando-se das angústias, incertezas, inseguranças e medos. A dança, em particular, é uma atividade física recreativa identificada como a intervenção de saúde mais significativa em pessoas de idade avançada. É de fundamental importância adaptar as brincadeiras de acordo com a idade sem perder o brilho, o encanto e atenção.

Outro exercício físico também importante é a caminhada que, por sua vez, melhora a circulação sanguínea e a atividade do coração. Além de diminuir os riscos cardíacos, reduz gorduras localizadas e é excelente para quem é sedentário e quer começar um programa de exercícios. Com a caminhada, o risco de lesões é pequeno, já que a atividade é de intensidade baixa. Nunca ultrapasse os limites do corpo, o ritmo deve acontecer de acordo com os progressos da resistência física.

A hidroginástica é o exercício ideal para as pessoas que possuem problemas ósseos como osteoporose e artrose. Ela atua na melhoria da autoestima e da autoimagem; no fortalecimento e resistência muscular; diminuição do estresse e no condicionamento físico geral.

Qualquer atividade física proporciona benefícios psicológicos. Os exercícios, de um modo geral, atuam no humor devido à liberação do hormônio endorfina que causa a ansiedade e o estresse e aumenta a funcionalidade do sistema imunológico. Normalmente, as pessoas que se exercitam tendem a ser menos deprimidas. Pesquisas comprovam que para formas mais moderadas de depressão, os exercícios físicos podem ser tão úteis quanto à psicoterapia.

É muito importante conscientizar de que todas as modalidades físicas devem ser feitas com controle médico, principalmente naquelas pessoas não habilitadas a exercícios regulares. Muitas vezes há necessidade de se realizar testes cardíacos para avaliação da função cardiovascular.


Portanto, os exercícios corretamente prescritos e orientados desempenham importante papel na prevenção, conservação e recuperação da capacidade funcional dos indivíduos. Os exercícios não farão parar o processo de envelhecimento, mas, poderão retardar o aparecimento de complicações, interferindo positivamente no seu bem estar.

Nenhum comentário: